Comissão averigua suspensão da internação clínica pediátrica

Na tarde desta quinta-feira, dia 7 de julho de 2022, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde esteve no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana para verificar as informações sobre o anúncio da suspensão temporária do serviço de internação clínica pediátrica. Por proposição do presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, também os vereadores Zulma Ancinello, Marcia Fumagali e José Carlos Zaccaro, foram recebidos pela gestora administrativa do Hospital, Thais Aramburu, e equipe.

Na oportunidade, foi apresentado que não há médicos pediatras disponíveis suficientes para manutenção dos plantões da internação clínica. São cinco setores que demandam plantonistas pediátricos: UTI neonatal, unidade de cuidados intermediários, sala de parto, maternidade e clinica pediátrica. Os pacientes deste, seguem em atendimento por clínicos gerais disponíveis no pronto atendimento, com supervisão de uma pediatra disponível.

A dificuldade nas escalas médicas de atendimento foram destaque, com a particularidade da pediatria pelo número reduzido de profissionais formados na área e atuantes em Uruguaiana. "A Comissão tratará o assunto com a responsabilidade e a seriedade que demanda, reconhecendo que o problema não é só no município, também ouvindo os médicos, momento que poderá acontecer na sexta-feira, e sempre acompanhando a situação", registra Clemente.

Documentos foram requeridos pela Comissão para análise subsidiada da situação e realização de parecer com encaminhamentos possíveis. Durante a reunião de trabalho, foi garantido que o atendimento dos pacientes segue sendo prestado e providências estudadas e tomadas, como articulação para contratação terceirizada ou serviços de telemedicina.