Centro Regional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres será instalado em Uruguaiana
Durante a reunião do dia 30 de outubro de 2025, participou a Coordenadoria Regional Proteção e Defesa Civil para apresentar o projeto de implantação do Centro Regional de Gestão integrada de Riscos e Desastres.
O Coordenador, major PM Luiz Sandro de Souza Martins, por proposição do presidente do Legislativo, vereador Juca Gonçalves, explanou sobre o plano do governo estadual que prevê a construção de unidades regionais voltadas à prevenção, gestão e resposta a situações de emergência e desastres naturais. Uruguaiana foi escolhida para sediar o centro que atenderá toda a Fronteira Oeste e Campanha.
O centro deverá ser construído em uma área localizada junto ao 6º Batalhão de Polícia de Choque, no bairro Rui Ramos, e contará com infraestrutura moderna, incluindo heliponto, centro de logística, áreas técnicas, auditórios e sala de situação meteorológica.
O investimento do Governo do Estado contempla tecnologia avançada e equipamentos de monitoramento climático, como geradores e sistemas de comunicação via satélite (Starlink), garantindo suporte rápido aos municípios em situação de emergência. O major enfatizou que a Defesa Civil atua em um trabalho preventivo e silencioso, essencial para mitigar os impactos de desastres e proteger vidas.
“Durante os eventos climáticos de 2024, enfrentamos grandes dificuldades de logística. Com o novo centro, teremos condições adequadas para armazenamento, transporte e resposta imediata a desastres”, destacou o major.