Cenário de colapso do Porto Seco é tratado

Audiência pública será realizada na próxima quinta-feira, dia 31 de março de 2022, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. O colapso no funcionamento e fluxo do Porto Seco Rodoviário estará em pauta por proposição do vereador Celso Duarte (Progressistas).

A área alfandegada tem registrado lentidão na liberação das cargas e autorizações de ingresso, somada aos efeitos da mobilização dos servidores da Receita Federal do Brasil e problemas na infraestrutura e segurança, resulta em prejuízos ao setor do comércio exterior.

Embora a administração seja de responsabilidade de esfera federal, Uruguaiana é o ambiente propício para promover o debate e alinharmos soluções às demandas. A mobilização por melhorias deve ser fomentada pelos envolvidos daqui, que conhecem a realidade e são afetados direta ou indiretamente pelos recursos gerados na movimentação econômica do transporte internacional”, esclarece Celso Duarte.

Para o evento foram convidados diversos setores e entidades que têm responsabilidade ou interesse no assunto. Entre os assuntos em pauta estão previsão de investimentos, quantidade de profissionais para o pleno funcionamento da área, melhorias no acesso e suporte aos caminhoneiros, esclarecimentos sobre a distribuição de senhas, e mobilização sindical de auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil.

O proponente também destaca que no próximo ano expira o período de concessão do serviço, assim são oportunos os apontamentos de ajustes para o próximo contrato. “Buscamos a participação de despachantes, caminhoneiros, fiscais e todos profissionais envolvidos para demonstrar o aprendizado e identificar justos as necessidades de melhorias”, afirma Celso.