Capacitação sobre temática indígena e africanidades é indicada

A Câmara Municipal de Uruguaiana sugere a realização de uma palestra de capacitação voltada para os professores da rede pública municipal, abordando os temas relacionados à cultura indígena e às africanidades.

A proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi apresentada dia 25 de agosto de 2023.

A fundamentação dessa sugestão baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual estipula que os estabelecimentos de ensino fundamental e médio devem incluir o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. O objetivo é proporcionar tanto aos educadores quanto aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nesses temas, com o intuito de promover uma compreensão intercultural mais profunda e fortalecer os valores de igualdade e respeito dentro da comunidade escolar.

“A proposta de palestra surge como uma oportunidade ímpar para fortalecer o compromisso da nossa cidade com a educação inclusiva e diversificada, promovendo a compreensão e valorização das culturas de matriz africana e indígena entre os educadores e estudantes da rede municipal de ensino de Uruguaiana”, justifica Egídio.