Campanha de doação de sangue é sugerida

Projeto de Lei que institui o mês Agosto Vermelho, dedicado à realização de campanha de incentivo à doação de sangue, será analisado na Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentada dia 5 de setembro de 2023.

A matéria prioriza ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue; o estímulo à realização do procedimento e o incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.

Entre as atividades propostas está palestra, audiência pública e conferências, a fim de que sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de apoio à doação de sangue. Também a possibilidade de Poder Executivo Municipal firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para a realização e organização do “Agosto Vermelho”.

“Somente quem já presenciou ou viveu a necessidade e a dificuldade de uma doação sabe a importância e o significado desse gesto que, apesar de tão simples. Fora isso, a gratificação de saber que o seu sangue pode salvar a vida”, afirma Zulma.

OAB- Subseção Uruguaiana

A vereadora salienta que a proposição foi impulsionada pela presença na tribuna livre da OAB-subseção Uruguaiana sobre a 1ª edição da Campanha de Doação de Sangue. A advogada Viviane Finoquetto salientou a importância do ato.

“É um gesto de amor que salva vidas. Todos os dias vemos famílias fazendo apelo por doações. Nossa campanha é para incentivar e que a doação se torne hábito”, esclarece Viviane.

O Banco de Sangue em Uruguaiana funciona no Hospital Santa Casa de Uruguaiana das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Informações aqui: https://santacasauruguaiana.com.br/2020/index.php/servicos/banco-de-sangue