Campanha da Fraternidade 2024 teve espaço da tribuna

“Fraternidade e Amizade Social” é o tema da Campanha realizada pela Igreja Católica neste ano. No dia 26 de março de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu para explanar sobre a ação o padre Jonison Mallmann, através de solicitação da Mesa Diretora presidida pelo vereador Adenildo Padovan.

A Campanha da Fraternidade completa 60 anos, trazendo o tema para reflexão no período da quaresma sobre amizade no conceito amplo de relações, além do grupo de afinidades.

O objetivo geral é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas.

A Campanha ainda busca conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida; e incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Ao concluir a manifestação, o padre registrou trecho de carta do Papa Francisco: “Para se caminhar rumo à amizade social e à fraternidade universal, há que fazer um reconhecimento basilar e essencial: dar-se conta de quanto vale um ser humano, de quanto vale uma pessoa, sempre e em qualquer circunstância”.

Também fez uso da palavra o novo Pároco da Catedral de Santana, Padre Leonardo do Nascimento de Bortoli.