Campanha contra Fake News durante o período eleitoral

A Câmara Municipal de Uruguaiana, por meio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, inicia na próxima quarta-feira, 10, campanha de “Combate à Desinformação nas Eleições de 2022”. A ação tem como objetivo fornecer informação para que o cidadão possa identificar e combater as notícias falsas sobre o pleito eleitoral deste ano nas redes sociais.

Durante os meses de agosto e setembro, nos perfis da escola nas redes, serão realizadas postagens – em texto, áudio, vídeo, foto, card, hiperlink e live –, com linguagem acessível, pautadas na educação para a cidadania, na educação midiática, no processo eleitoral e no combate a desinformação.

Os conteúdos foram pensados para que as pessoas possam interagir de forma analítica e reflexiva com o que tem acesso nas redes, além de poder elaborar postagens no ambiente digital para combater a desinformação. Com isso, contribuir para diminuir o impacto social das notícias falsas nas eleições, como explica uma das coordenadoras da ação, Edna Pereira.

“Nas últimas eleições, o Brasil experimentou o pior dos danos que a desinformação pode causar à sociedade e à democracia. Em 2022, é dever de toda liderança democrática lembrar e orientar sobre como as chamadas fake news são planejadas para atacar de forma perversa o ambiente da disputa política e, por fim, confundir a opinião pública com temas que vão além das urnas e fazem parte do nosso cotidiano. Essa é a missão deste projeto que levará ao público informação de qualidade para basear as escolhas políticas.”

Programação:

Parcerias desta Ação:

• Instituto Palavra – EducaMídia;

• Comprova;

• Cartório Eleitoral de Itapevi/SP;

• Grupos de Pesquisa Semio Humanitas e HumanizaCom;

• Associação Brasileira de Escolas de Legislativos e de Contas (ABEL);

• Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL);

• Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu/SC;

• Escola do Legislativo Antônio Carlos Danelon – Totó Danelon, da Câmara de Piracicaba/SP;

• Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, da Câmara de Uruguaiana/RS;

• Escola do Legislativo da Câmara de Marabá/PA;

• Ouvidoria e Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, da Câmara Municipal de Itapevi/SP;

• Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte;

• Escola do Legislativo do Estado de Rondônia;