Campanha “Janeiro Branco” é incluída no calendário de Uruguaiana

Projeto de Lei que institui a campanha denominada “Janeiro Branco”, visando ao estímulo aos cuidados e à conscientização da saúde mental e emocional das pessoas, foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 28 de setembro de 2023.

São objetivos da matéria de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) investir em qualidade de vida das pessoas; e combater o crescimento de casos de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, suicídio e uso de álcool e outras drogas, dentre outros.

“O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade, e através deste Projeto de Lei, pretendemos difundir e conscientizar toda a população sobre da importância do tema. A depressão, que muitos consideram uma frescura, é o grande mal de nossa época e, num futuro próximo, espera-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, perdendo apenas para as doenças cardíacas”, afirma Marcelo.

Entre as atividades estão a divulgação da importância da reflexão sobre a saúde mental e a saúde emocional de cada cidadão, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional das suas relações; promoção de ações e eventos de conscientização e prevenção ao adoecimento psíquico, para que o indivíduo possa identificar possíveis sofrimentos emocionais e/ou psíquicos e buscar o devido tratamento o mais breve possível; e incentivo a ações que destaquem o uso simbólico da cor branca, para referenciar a campanha.