Câmara trata de denúncia de racismo ocorrido no âmbito do Legislativo

No dia 13 de dezembro de 2023, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Uruguaiana foi ouvido pela Câmara Municipal de Uruguaiana, acerca de “Nota de Repúdio” expedida sobre discurso proferido em sessão solene realizada nas dependências do Poder Legislativo.

Na manifestação, apresentou-se o teor da denúncia e alega-se que o adjetivo “claro” foi utilizado reiteradas vezes como figura de linguagem, a fim de caracterizar um adjetivo de “qualidade”. Nesse contexto, ao utilizar “claro” como indicativo de pessoas claras são de “bem”, ao passo que, pessoas de cor “escura” seriam “ruins”, o diretor da escola homenageada na solenidade, praticou um ato racista.

O áudio e o vídeo da aludida sessão estão disponíveis nas redes sociais da Câmara Municipal de Uruguaiana, sendo o discurso em questão a partir dos 50 minutos de transmissão.

O encaminhamento foi dado de ofício, através da Comissão de Serviços Municipais, presidida pelo vereador Clemente Correa.