Câmara sedia debate sobre ferrovias na região

6 de setembro de 2013

A implantação da Ferrovia Norte-Sul no estado do Rio Grande do Sul foi discutida na Câmara de Uruguaiana junto à Frente Parlamentar Gaúcha pela Ampliação e Qualificação das Ferrovias, em parceria com o Município e as Comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado. Estiveram presentes vereadores, prefeitos e deputados da região fronteira oeste articulando as ações para concretizar a extensão da região neste projeto federal de ampliação da malha ferroviária.

Na ocasião, foi apresentada a situação atual dos estudos relativos à construção da Ferrovia Norte-Sul, destacando que a ferrovia proporcionará menor custo de transporte, maior intermodalidade e integração econômica das diversas regiões do Estado, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades atingidas. As autoridades presentes apresentaram as particularidades dos municípios representados e será produzido o documento que direciona o apoio à implantação da ferrovia para Uruguaiana e região.

Na audiência proposta pelo vereador Rafael Alves, estiveram presentes o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, deputado federal Luiz Carlos Heinze, deputados estaduais Raul Carrion; Elisabete Bretas Felice e Frederico Cantori Antunes. Também o diretor de logística e integração da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul – SEINFRA, Geraldo Henrique Filho; o engenheiro civil do Serviços Técnicos de Engenharia, Tarso Luís de Sales; o presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste, vereador Celeni Viana; o juiz federal Guilherme Beltrami, diretor do Foro de Uruguaiana; Diogo Machado Nunes, representante da GDI; Manuel César de Souza, representante da ACI e Erasmo Guterres Silva, presidente da AMFRO.