Câmara reivindica volta das Escolas Interculturais de Fronteira

1 de outubro de 2014

A retomada das ações do Programa Escolas Interculturais de Fronteira no município é solicita ao Poder Executivo pela Câmara Municipal. O vereador Irani Fernandes Coelho (PP) indica, através de requerimento, a importância de garantir a continuidade da participação de Uruguaiana no programa de intercâmbio cultural de estudantes e professores brasileiros com argentinos.

Docentes e alunos das escolas Elvira Ceratti (CAIC) em Uruguaiana e Vicente Eladio Verón (Paso de Los Libres) participaram deste projeto que foca integrar as relações fronteiriças a partir do desenvolvimento da educação intercultural, com ênfase no ensino do português e do espanhol. Os envolvidos realizam projetos de trabalho binacionais, formulados de maneira conjunta, com tarefas específicas em cada língua.

O Programa do Governo Federal foi criado em 2005, abrangendo cidades fronteiriças do Mercosul como São Borja, Itaqui e Jaguarão. De acordo com o vereador Irani, para retomada do Programa em Uruguaiana há necessidade do município disponibilizar o transporte para realização das atividades na Argentina e o seguro dos docentes. “Promover a integração dos jovens e pensar na educação da fronteira é essencial para o desenvolvimento da nossa região”, considera.