Câmara reitera pedido sobre cirurgias de reconstrução de face

Mesa Diretora, presidida pelo vereador Paulo Kleinunbig (Republicanos), reiterou o pedido para enquadramento e contratualização para realização de cirurgias bucomaxilofaciais de reconstrução em Uruguaiana.
               Na reunião desta quinta-feira, dia 9 de junho de 2022, o assunto foi discutido pela segunda vez no Legislativo, sendo a a suspensão das cirurgias anunciada em 11 de maio pelos profissionais da área. 
                 O parlamento têm buscado articular com autoridades estaduais a solução para o problema que desassiste a comunidade, principalmente os pacientes vítimas de acidentes de veículos que acabam sendo encaminhados para outro município. 
             “Os cirurgiões especializados não estão operando face pelo SUS e o Governo do Estado não informou para onde devem ser encaminhados. A demanda é da fronteira, precisamos a contratualização da referência, sendo Uruguaiana a melhor candidata, pelos índices de violência e qualificação técnica dos profissionais e do Hospital”, afirmou Kleinubing. 
          Na manifestação, o presidente destacou a preocupação com os pacientes que estarão sem atendimento especializado e precisarão enfrentar viagens para realização de procedimentos. O projeto encaminhado para credenciamento registra que a equipe dispõe-se a realizar no mínimo de 30 cirurgias mensais, 120 consultas com buco maxilofacial, atingindo todas as faixas etárias incluindo os 11 municípios da fronteira-oeste. 
             O pedido será reforçado para Secretaria de Saúde do Estado RS, Comissão de Serviços e Saúde da Assembleia Legislativa, Coordenadoria Regional em Alegrete,  Hospital Santa Casa, Dep. Frederico Antunes, e Prefeito Ronnie Mello.