Câmara registra trabalho sobre retomada de internação clínica pediátrica

Na tarde de ontem, dia 11 de julho de 2022, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde e outros vereadores receberam médicos do Hospital Santa Casa para tratar do atendimento da internação clínica pediátrica.

Os parlamentares deixaram claro a preocupação com o atendimento à saúde da população. A médica responsável pela UTI Neonatal, Ana Claussel, destacou que não houve mobilização ou insatisfação dos médicos para a suspensão do serviço. Aconteceu uma defasagem progressiva da quantidade e disponibilidade de pediatras, situação registrada em todo o estado.

"Para alguns pediatras ficou insustentável a rotina, então a Neonatal e outros setores pediátricos permanecerem com excelência e suas escalas completas 24h. A alternativa para a internação foi manter o atendimento no pronto socorro com clínicos e supervisão pediátrica", afirmou Ana.

Também esteve presente o médico Luiz Antônio Marty, esclarecendo que a suspensão foi a única medida para garantir o atendimento aos pacientes. "Não tivemos saída. A falta de médicos pediátricos é uma realidade, valores e condições de trabalho não foram questão. Os pacientes seguiram em atendimento, não o ideal, mas o possível", frisou.

Após a reunião com os vereadores, Santa Casa anunciou a reabertura do serviço com escala de contingenciamento.

“A Comissão de Saúde acompanhou a problemática, buscando informações e tratando a questão com empenho e a seriedade com que é devida, pensando no atendimento à população. Coloca-se à disposição de hospital, médicos e comunidade para articular soluções sempre que surgirem demandas”, afirmou Clemente.