Câmara recebe respostas sobre demandas do IGP

Pedidos de informações e providências sobre demandas da população no serviço do Instituto Geral de Perícias (IGP-RS) foram encaminhados em março de 2022 pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

Requerimentos de autoria do vereador Celso Duarte (Progressistas) sobre a emissão de carteiras de identidade e a necessidade de ampliação do quadro funcional criminalista foram respondidos pela instituição.

Na reunião do dia 14 de abril de 2022, foi apresentado ofício da diretoria geral do IGP sobre reforço na equipe de peritos, garantindo que tem envidado esforços para atender a demanda exposta, principalmente no que tange à necessidade da população gaúcha quanto a celeridade no processo pericial criminalístico.

Salientou-se que o chamamento de aprovados no concurso ocorre mediante autorização governamental. Em relação à distribuição de vaga, são adotados critérios técnicos como a quantidade de ocorrências policiais, a extensão territorial do município, o número de habitantes, a estrutura física e questões logísticas. Portanto, ao ingressarem novos servidores, a situação da cidade será avaliada.

Relacionada à confecção de identidades, foi noticiada a realização de mutirão no mês de maio. A ação acontecerá de 16 a 20 de maio, das 9h às 16h, na Biblioteca Pública, localizada na Rua Santana esquina com XV de Novembro. Serão 80 atendimentos diários.