Câmara recebe manifestações a favor de projeto que autoriza o rodeio e atividades afins como patrimônio cultural

        Audiência pública no dia 20 de março de 2025 foi realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana para debater o Pl. nº 11/25. A matéria, de autoria do vereador Luis Fernando Braite, reconhece o rodeio, o laço, bem como as respectivas expressões artísticas e esportivas, como manifestações culturais municipais; eleva essas atividades à condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural Uruguaianense; e dispõe sobre as modalidades esportivas equestres tradicionais e sobre a proteção ao bem-estar animal.

        A proposta é que as atividades fiquem reconhecidas enquanto intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade Gaúcha.

        O projeto também prevê que os regulamentos específicos para rodeios e as modalidades esportivas equestres por suas respectivas associações ou entidades tradicionalistas legais reconhecidas pela sociedade civil organizada devem estabelecer regras que assegurem a proteção ao bem-estar animal e prever sanções para os casos de descumprimento.

         Diversos integrantes do movimento tradicionalista, brasileiros argentinos e uruguaios, e cidadãos favoráveis ao projeto acompanharam a audiência pública no plenário e na frente do prédio da Câmara, com a transmissão ao vivo por telão.

         Na oportunidade o projeto de lei foi apresentado, com ênfase na preservação e no fomento à cultura gaúcha. Os participantes destacaram a importância de considerar as atividades campeiras como patrimônio cultural, além de pontuar os benefícios sociais, culturais e econômicos das atividades ligadas ao trabalho do campo e ao tradicionalismo.

          Ainda foi destaque a necessidade de garantir o bem-estar animal, reforçando que os eventos tradicionalistas devem adotar cuidados com a proteção animal e as leis que versam sobre o assunto foram citadas.

        O evento foi realizado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação contou com a participação dos vereadores presidente da Comissão Stella Luzardo, relator do PL, Mano Gás, e vereadores Anderson Cuco, Manoela Couto, Márcia Fumagalli e Lilian Cuty.

          A mesa de trabalho foi composta ainda pelo Conselheiro Estadual do MTG, Peri Dutra; Patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo; Patrão do Piquete Novo Rumo,Ricardo Lima; proprietário da Tropilha Sem Querência, Luís Alberto Soares Bica Lopes; Médico Veterinário, Marcelo Batista; Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Celso Duarte; e Secretário Municipal Adjunto da Cultura, Ricardo de Faria Corrêa Celestino Alves.