Câmara recebe informações sobre PAC da Integração

Na reunião do dia 15 de fevereiro de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do RS, representado pelo vice-presidente, Fábio Ciocca, tratando do projeto internacional de corredores bioceânicos e rotas da integração. A participação na reunião foi solicitada pelo vereador Marcelo Lemos (PDT).

Durante a manifestação, Ciocca abordou sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Integração que prevê pacote de financiamento para projetos de infraestrutura logística de integração da América do Sul. O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) planeja investir 10 bilhões de dólares por meio de entidades multilaterais, destinados à construção e modernização de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

“Preocupa-nos a falta de mobilização da nossa região sobre o assunto. Estamos perdendo espaço no desenvolvimento do comércio exterior para outras regiões, também por termos a infraestrutura de logística deficitária. Trago essas informações à Câmara para nos mobilizarmos oportunamente nesse momento de grande investimento federal”, afirma Ciocca.

Na explanação, Ciocca também tratou do cenário global que impactou a economia internacional e os corredores bioceânicos, rotas de tráfego de mercadoria que ligam os oceanos Atlântico e Pacífico, diminuindo em 17 dias as rotas comerciais para escoamento de mercadoria com a Ásia.