Legislativo recebe CAPS AD no dia de combate ao alcoolismo e às drogas

O dia 20 de fevereiro é a data nacional do combate ao alcoolismo e às drogas, com objetivo de alertar a população sobre os riscos do uso dessas substâncias para a saúde.

Em 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu representantes do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD) apresentando o serviço especializado em saúde mental e dependência química. Na oportunidade, tratou-se da importância da conscientização, da prevenção e da reabilitação na sociedade dos usuários do serviço.

O grupo foi recebido pelo presidente, vereador Adenildo Padovan, e diretor da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, Ricardo Simas.

Entre as ações desenvolvidas, estão o tratamento médico psiquiátrico, psicoterapia, enfermagem e serviço social, também trabalho de reinserção social com oficinas, recuperação da rede e apoio e proteção para evitar recaídas. Neste ano, foi produzida cartilha sobre o uso do crack e consequências, como prejuízo cognitivo, exposição à violência e a problemática do vício atingir todas as idades.