Câmara realizou sessão solene em homenagem aos 179 anos de Emancipação Política de Uruguaiana
A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou, dia 27 de maio de 2025, sessão solene em comemoração aos 179 anos de Emancipação Política e Administrativa do município. Durante a solenidade, sete cidadãos que prestaram relevantes serviços à comunidade foram homenageados com honrarias concedidas pela Casa Legislativa.
A mesa de honra foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Juca Gonçalves, e composta pelos vereadores Celso Duarte, Lilian Cuty, Luis Fernando Braite, Márcia Fumagalli e Stella Luzardo; pelo prefeito, Carlos Delgado; pelo Cel Orlando Pacheco Neto, Chefe do Estado-Maior, representando o gen de bDA Marcelo Martini Monteiro, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Brigada Charrua; e pelo Ten Cel Hélio Soares dos Santos Júnior, Comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, representando o CRPO Extremo Oeste.

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue a Bruna Cristiane Furtado Gomes, por proposição da vereadora Lilian Cuty. A enfermeira doutora em Enfermagem foi homenageada por sua atuação humanitária e excelência profissional. Coordenou a Estratégia de Saúde da Família em Uruguaiana, ampliando a cobertura de agentes comunitários e integrou a comissão de implantação do curso de Medicina da Unipampa.

A honraria também foi recebida por Rafael Veiga Pinto, por sugestão do vereador Luis Fernando Peres dos Santos. Tradicionalista, Rafael mantém viva a cultura gaúcha em Uruguaiana. É filho de Alonso Pinto, lenda do tradicionalismo local, e inspira gerações ao promover eventos que valorizam a tradição. Destaca-se pelo legado familiar e pelo engajamento comunitário na preservação dos costumes.
Durante a solenidade, a Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro) foi entregue a duas personalidades, por indicação da vereadora Márcia Fumagalli.

Recebeu a honraria Francisco Gildasio Silva Oliveira (Bispo Gil Ferraz), líder espiritual e fundador da Igreja Ponto de Fé e Amor. Com forte atuação social e humanitária, promove projetos em prol de famílias vulneráveis. Sua trajetória é marcada pela fé, solidariedade e serviço à comunidade.

Também homenageado com a medalha foi Orlando Aguiar Telles, fotógrafo com 50 anos de atuação, reconhecido por seu trabalho registrando eventos culturais, sociais e comunitários, preservando a memória de Uruguaiana com sensibilidade e dedicação.

A Grande Condecoração Municipal também foi entregue a Leônidas Jaques dos Santos, por proposta da vereadora Lilian Cuty. Servidor público municipal há 45 anos, atua no setor de expediente da Prefeitura. Destacou-se pela dedicação ao serviço público, tendo iniciado na Central de cópias e contribuído com oito gestões municipais. É também membro ativo do Rotary Club Santana Velha, onde exerceu diversos cargos.

O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi concedido a José Ricardo Pavin, por proposição do presidente da Câmara, vereador Juca Gonçalves. Conhecido como Faesquinha, natural de Passo Fundo, fixou raízes em Uruguaiana a partir de 1996, onde construiu sua história com trabalho, solidariedade e amor à nova terra. Sua trajetória é marcada por valores sólidos, dedicação à família e envolvimento comunitário, especialmente durante momentos de dificuldade como a enchente de 1996.

O Título também foi recebido por Luis Belamar Oliveira Menezes, indicado pelo vereador Celso Duarte. O homenageado, reconhecido por sua retidão e dedicação à comunidade de Uruguaiana, destaca-se no serviço público, especialmente nas áreas de segurança pública e na educação. Como secretário adjunto na Secretaria Municipal de Habitação, foi peça-chave na entrega do loteamento Olavo Rodrigues.

Ao final da sessão solene, em alusão à data o presidente, vereador Juca, reforçou a importância das homenagens com reconhecimentos às pessoas que constroem Uruguaiana. “São quase dois séculos de uma história tecida por mãos que constroem a cidade, como os homenageados desse evento. Uma cidade orgulhosa do seu passado e que sonha com um futuro ainda mais grandioso”, finalizou.