Câmara realiza Diplomação e Posse dos Jovens Parlamentares 2025
A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou na sexta-feira, 22 de agosto de 2025, a Cerimônia de Diplomação e Posse dos Jovens Parlamentares do Projeto Piloto 2025.
A iniciativa, realizada pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, em parceria com o IFFar – Campus Uruguaiana, contou com apoio da Justiça Eleitoral e a OAB/RS – Subseção Uruguaiana. O objetivo é promover a vivência cidadã, a educação política e o protagonismo juvenil, aproximando estudantes do funcionamento do Poder Legislativo Municipal.
A eleição aconteceu no dia 18 de julho, em urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral, no IFFar, com 16 candidatos, agora diplomados.

Participaram da cerimônia, colegas, amigos e familiares dos eleitos, com a mesa de abertura composta pelo presidente do Legislativo, Juca Gonçalves; Prefeito, Carlos Delgado; Juiz Eleitoral da Comarca de Uruguaiana, Nildo Inácio, diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, e demais vereadores, também com a presença do Diretor-Geral Substituto do IFFar, Pablo Viegas e do vice-presidente da OAB/RS – Subseção Uruguaiana, André Alfano.
No ato de posse, conforme o Regimento Interno da Casa, assumiu a condução dos trabalhos o parlamentar de maior idade, que realizou a chamada para que todos prestassem o juramento, comprometendo-se a guardar a Lei Orgânica do Município e desempenhar com lealdade e dedicação o mandato que lhes foi confiado pelos alunos do IFFar Campus Uruguaiana.

Na sequência, foi realizada a eleição da Mesa Diretora do Jovem Parlamentar, com duas chapas inscritas. Ficou definida a seguinte composição para 2025: Presidente: Ver. Antônio Barreto; Vice-presidente: Verª. Salomão; 1ª Secretária: Verª. Anna Letícia; 2º Secretário: Ver. Luis Bernardo e 3ª Secretária: Verª. Amanda.

Em discurso, o Juiz Eleitoral, Nildo Inácio, elogiou a realização do projeto e sugeriu a ampliação para que mais escolas possam ser contemplados. “Desejo que os eleitos iniciem na vida pública e assim continuem na idade adulta”, finalizou.
O presidente da Câmara, Juca Gonçalves, destacou a importância da iniciativa: “Hoje é um dia histórico para a Câmara Municipal de Uruguaiana. Que desperte nesses jovens a esperança de uma política séria, responsável e de respeito ao cidadão.”
Na cerimônia, os diplomas foram entregues aos jovens pelos(as) vereadores(as) padrinhos/madrinhas, que acompanharão seu processo de atuação, oferecendo orientação e suporte ao longo do mandato do projeto.
Antônio Felipe Muniz Barreto – Padrinho: vereador Juca Gonçalves
Giovana Castro Dal Osto – Padrinho: vereador Adenildo Padovan
Maria Antonia Fagundes Bach – Madrinha: vereadora Márcia Fumagalli
Maria Eduarda Dias Martines – Madrinha: vereadora Lilian Cuty
Maria Luiza de Sampaio Peres (Malu Sampaio) – Padrinho: vereador Luis Fernando Braite
Luis Bernardo de Almeida Martins – Madrinha: vereador Manoela Couto
Anna Letícia Vasconcellos Baptista – Padrinho: vereador Vagner Garcia (Mano Gás)
Verlei Tedy Moreira Filho (Verlei Gaúcho) – Padrinho: vereador Egídio Carvalho
Vitória Salomão Estamado – Madrinha: vereadora Stella Luzardo
Layla Mohammad Rebhi Ali Tumalieh – Padrinho: vereador Paulo Kleinubing
Amanda Izabelle Gonçalves Souza – Padrinho: vereador Celso Duarte
Foram diplomados(as) como Jovens Parlamentares Suplentes Eduarda Witt Pereira; Cristian da Silveira Lopes; Valentyna de Oliveira Ramos; Valentine Neimaier (a ser diplomada em próximo ato); e Rebeca da Silva Araújo.
Próximas etapas do projeto
O projeto “Jovem Parlamentar” promoverá capacitações sobre o processo legislativo, visitas institucionais, oficinas sobre política e elaboração de projetos, além de sessões simuladas no plenário da Câmara e a apresentação final das propostas desenvolvidas pelos jovens.
Os jovens participarão de encontros na Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, debater temas de interesse coletivo e receber orientações sobre como elaborar proposições.