Câmara realiza Audiência Pública em movimento pela Universidade do Mercosul

Os vereadores de Uruguaiana aprovaram hoje, dia 13 de março de 2012, a realização de uma audiência pública sobre a possibilidade de criação da Universidade do Mercosul a ser implantada no município. A proposta do vereador Gilberto Risso (PMDB) ainda sugere o envio de correspondência ao ministro da Educação e Cultura, Aloízio Mercadante, solicitando a agilização no processo de aprovação deste projeto de lei que tramita Senado Federal.

O projeto de lei em questão autoriza o Poder Executivo Federal a criar a Universidade do Mercosul, com sede no Estado do Rio Grande do Sul. Para o vereador Risso, essas discussões e incentivos fazem com que a instituição comece a se tornar realidade para o município. O vereador Rogério de Moraes considera importante a existência desta audiência pública para que os entraves que estão impedindo a criação da Universidade sejam organizados e assim liberados. Os vereadores ainda salientaram a relevância de serem criadas novas instituições de ensino superior em Uruguaiana, com base tanto em modelos de educação pública como privada.