Câmara promove debate sobre “Violência contra Idosos”

No mês de conscientização da Violência contra Pessoa Idosa, conhecida como “Junho Violeta”, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou Roda de Conversa sobre o assunto no dia 23 de junho de 2023. O evento promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, por solicitação da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), reuniu instituições para tratar do tema.

Entre os pontos destacados, a importância da conscientização sobre a violência contra os idosos para promover a proteção dos seus direitos, prevenir abusos, fornecer apoio às vítimas e promover uma cultura de respeito e cuidado para com a essa população.

A conscientização ajuda a romper o silêncio e encoraja as vítimas a denunciarem esses abusos, buscando ajuda e apoio, já que muitos idosos sofrem em silêncio devido ao medo, vergonha ou dependência do agressor.

O tipo de violência mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. O abandono vem em seguida, quando há ausência ou omissão ao prestar proteção ao idoso. Há também a violência física, psicológica e financeira e patrimonial.

Integraram os trabalhos o presidente da Escola do Legislativo, vereador Carlos Delgado; o promotor do Ministério Público, André Luis Negrão Duarte; Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão; Coordenadora do CREAS, Elinara Strack, Diretor do Procon, André Rispoli, e presidente da A ssociação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas (ATAPUR), Tania Herrera.

Durante o evento, aconteceu a apresentação do coral do grupo Calebe, da Melhor Idade de Igreja Universal.