Câmara presente no início dos trabalhos do GT Pró-autismo

O ato de assinatura da portaria de nomeação e a apresentação do Grupo de Trabalho Pró-Autismo foram realizados no dia 15 de junho de 2023. A Câmara Municipal de Uruguaiana integrará o grupo interinstitucional composto por diversos órgãos públicos e representantes da sociedade civil.

O Poder Legislativo esteve representado na cerimônia pelo presidente, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, acompanhado dos vereadores Carlos Delgado, Zulma Ancinello e José Carlos Zaccaro.

O GT tem o objetivo de implementar no município políticas públicas voltadas para o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e a cidadania de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos, bem como o apoio às famílias. O Decreto que institui o grupo estabelece a realização de reuniões quinzenais e o prazo de 60 dias para a elaboração de um documento orientador que servirá de base para a estruturação da Política Municipal de Atenção à Pessoa com TEA.

Na oportunidade, o presidente da Câmara reafirmou o compromisso da Casa Legislativa em fazer a diferença em prol da inclusão e do respeito aos direitos das pessoas com autismo. "Temos a obrigação de participar das ações desse grupo e estaremos empenhados em contribuir, dentro das atribuições legislativas, por meio de políticas e normas que garantam a plena cidadania. Uniremos nossos esforços a essa causa coletiva para promover a dignidade e a valorização desses indivíduos tão especiais", concluiu Juca.

O prefeito, Ronnie Mello, destacou a importância da ação como política pública contínua e a necessidade de atenção e apoio aos autistas e suas famílias. Também anunciou novas atividades voltadas ao atendimento dos autistas, como o projeto "Censo Azul", projetos de terapia através da música e montaria em cavalo, e a realização de palestras e seminários.