Legislativo presente no início das atividades aos Festejos Farroupilhas

A cerimônia de lançamento das atividades alusivas aos Festejos Farroupilhas 2023 foi realizada na Casa do Tradicionalista, no dia 14 de agosto de 2023. A comunidade tradicionalista prestigiou o evento, que contou com uma mesa de trabalho composta pelo presidente dos Festejos, Henrique Neumann; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves; pelo coordenador da 4ª Região Tradicionalista, Jaime Vieira; pela Diretora de Cultura, Maisa Jacques; e pela Prenda da 4ª Região Tradicionalista, Erika Rafaela Severo.

Neste ano, o tema estadual é o "Centenário da Revolução de 1923", e o tema municipal é "Dos Rincões da Fronteira para os Galpões do Mundo". O destaque está no resgate histórico do uruguaianense Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, conhecido como pacificador por promover o entendimento entre as partes em conflito em 1923, obtendo o armistício com a Paz de Pedras Altas, na estância de Assis Brasil.

Durante a cerimônia, o presidente do Legislativo registrou que, na programação de 2023, a Câmara realizará, de forma inédita, uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana na Praça Farroupilha, reunindo todos os vereadores para discutir assuntos relacionados ao tradicionalismo.

No dia 14 de setembro de 2023, às 10h, ocorrerá a reunião; e a Sessão Solene alusiva à Semana Farroupilha, com homenagens, será realizada às 19h, no plenário da Câmara.