Câmara presente na cerimônia de entrega do Loteamento Olavo Rodrigues

        No dia 19 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana esteve presente na cerimônia de entrega do Loteamento Olavo Rodrigues. O parlamento foi representado pelo presidente Juca Gonçalves, com os vereadores Celso Duarte, Egídio Carvalho, Lilian Cuty, Mano Gás, Manoela Couto e Stella Luzardo.

         O evento contou com a presença de moradores contemplados e diversas autoridades. Do Poder Executivo, participaram o prefeito Carlos Delgado e secretários municipais. Representando o Governo Federal, o ministro das Cidades, Jader Filho, também esteve presente, além de familiares do homenageado que dá nome ao loteamento, Dr. Olavo Rodrigues.

         A entrega foi realizada por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e beneficiará 441 famílias, sendo 225 destinadas ao público geral e 216 voltadas a moradores de áreas atingidas por enchentes. Conforme o Ministério das Cidades, cada unidade habitacional possui 49,6 metros quadrados, sistema de energia solar e infraestrutura completa. O investimento total foi de R$ 45,9 milhões.

 Pleito pela entrega do Loteamento na Câmara

         Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Uruguaiana cumpriu seu papel fiscalizador e de representação da comunidade, acompanhando de forma ativa a situação do Loteamento Olavo Rodrigues. Desde a paralisação das obras até sua retomada e conclusão, o Legislativo municipal esteve presente em busca de soluções para a entrega das moradias.

     Os empreendimentos foram contratados em fevereiro de 2018, porém tiveram as obras paralisadas por problemas financeiros da construtora, acarretando o distrato contratual em outubro de 2022. 

       Durante esse período, o Legislativo realizou diversas ações em apoio às famílias contempladas, como audiências públicas para debater a situação do conjunto habitacional e buscar soluções junto às autoridades competentes; reuniões de comissões para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras; requerimentos, indicações e questionamentos oficiais direcionados ao Executivo Municipal e aos órgãos federais responsáveis pela execução do programa.