Câmara pleiteia adesão ao programa “Mulheres Mil”

O Poder Legislativo de Uruguaiana encaminhará ao Ministério da Educação e à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, em Santa Maria, pedido para a inclusão do município no programa “Mulheres Mil”.

Requerimento de autoria do vereador Clemente Correa (Podemos) foi apresentado dia 21 de março de 2024.

O programa oferece formação profissional e tecnológica a mulheres em condições de vulnerabilidade social e econômica, abrangendo aquelas com baixa escolaridade, responsáveis pelo cuidado familiar e vítimas de violência doméstica. De acordo com o exposto, Uruguaiana não foi contemplada.

Ao IFFar foram disponibilizadas 150 vagas distribuídas em 5 cursos em diferentes cidades, incluindo Avicultora (Campus Alegrete), Atendente de Lanchonete (Campus Júlio de Castilhos), Confeiteira (Campus Santa Rosa), Masseira (Campus Santo Augusto) e Salgadeira (Campus São Borja).

O parlamentar salientou a importância do município ser incluído na ação, em referência aos índices municipais de violência contra mulheres e à necessidade de políticas de acolhimento e reinserção social e no mercado de trabalho.