Legislativo presente no ato de assinatura do acordo para construção do HU-Unipampa
A Câmara Municipal de Uruguaiana acompanhou, em Brasília, no dia 11 de dezembro de 2025, a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), voltado à construção do Hospital Universitário no campus de Uruguaiana.
O Legislativo esteve representado pela vereadora Manoela Rosa Couto, presidente da Frente Parlamentar Pró-Hospital Universitário Federal do Pampa 100% SUS, em Uruguaiana.
A cerimônia, realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; e do reitor da Unipampa, Edward Pessano, além de diversas autoridades acadêmicas e institucionais. O ato marca o início dos estudos e da elaboração do projeto que dará base à construção do hospital, uma demanda histórica da região.
Atuação da Câmara Municipal
A Câmara de Uruguaiana acompanha o pleito de forma permanente, através do apoio político e audiência públic. Em 2023, por exemplo, mobilizou a comunidade para votação no programa “Brasil Participativo”, defendendo a criação de um hospital federal.
Com a assinatura do acordo, inicia-se agora a próxima etapa: a formalização do contrato para elaboração do projeto arquitetônico, que será desenvolvido pelo Codepampa — passo decisivo para transformar o projeto do Hospital Universitário em obra efetiva.
Créditos: Informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com dados da Ebserh.