Câmara inicia reforma e pintura no prédio

         No dia 3 de fevereiro de 2025, foi iniciado o serviço contratado na gestão 2024 para reformas e pintura do prédio da Câmara Municipal de Uruguaiana, conforme contrato nº 29/2024. Os serviços estão previstos na dotação orçamentária para melhorar as condições e manutenção do funcionamento do Poder Legislativo.
O prazo de vigência contratual é até 10/12/2025, com prazo de execução previsto de 5 meses. O valor é de R$ 268.346,36.

        “O objetivo é a manutenção do prédio histórico, a segurança da comunidade e dos servidores, além da acessibilidade aos gabinetes para atendimento das demandas”, afirma o presidente, vereador Juca Gonçalves.

          O projeto a ser executado inclui:

        Acessibilidade dos gabinetes: adequação da calçada, entradas e troca de portas: em respeito às normas de acessibilidade, assegurando que todas as pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas, possam acessar os espaços com segurança e dignidade. A reforma incluirá o nivelamento do pátio, garantindo um caminho sem obstáculos.

         Instalação de toldo em policarbonato e estrutura metálica desde a recepção até o final do pátio: é uma necessidade para melhorar o acesso dos trabalhadores e da população aos gabinetes dos vereadores. A atual falta de cobertura compromete o deslocamento, expondo as pessoas à intempérie, aumentando o risco de acidentes.

        Pintura da escada de emergência: está apresentando sinais de ferrugem, o que compromete tanto a segurança quanto a durabilidade da estrutura.

         Troca do telhado dos gabinetes dos vereadores: devido às recorrentes ocorrências de goteiras, que têm causado transtornos significativos no ambiente de trabalho e comprometendo a estrutura dos espaços e a segurança dos documentos e equipamentos eletrônicos.

        Reforma elétrica e lógica nos gabinetes dos vereadores: As instalações atuais apresentam sinais de desgaste e inadequação para suportar a demanda crescente de equipamentos eletrônicos modernos, como computadores, impressoras, servidores, sistemas de videoconferência e outros dispositivos que dependem de uma rede elétrica estável e de um sistema lógico eficiente.

       Troca de piso: em alguns gabinetes de vereadores para padronização e garantir que todos os espaços estejam em conformidade com as melhorias já implementadas em outros nos últimos anos conforme a necessidade. Também substituição do piso laminado nos departamentos de Recursos Humanos, Contabilidade, Expediente, Controle Interno e Escola do Legislativo se faz necessária devido ao desgaste natural ocorrido ao longo do tempo.

       Pintura externa do prédio da Câmara Municipal: A última pintura externa do prédio foi realizada em 2017. A falta de manutenção pode resultar em desgaste da pintura, deterioração do reboco e aumento do risco de infiltrações.

         Reforma do telhado do refeitório: medida urgente e necessária devido à presença de goteiras. Ao longo dos últimos anos, inúmeros pequenos reparos foram realizados para conter os vazamentos, porém, essas intervenções têm se mostrado insuficientes para resolver o problema de forma definitiva.

        Detalhamento no link: https://pncp.gov.br/app/editais/01701521000139/2024/48