Câmara envia para sanção do Executivo Programa de Gestão de pneumáticos inservíveis

O Projeto de Lei nº 34/2017 da Prefeitura que institui do Programa Municipal de Gestão de Pneumáticos Inservíveis e sua reutilização em obras públicas de infraestrutura foi aprovado na reunião da Câmara nesta terça-feira, dia 9 de maio, e segue para sanção do Poder Executivo.

Considera-se como pneus inservíveis aqueles usados com danos irreparáveis em sua estrutura, não mais servindo à rodagem ou ao recapeamento. A Lei aprovada pelo Parlamento autoriza o Executivo a reutilizar o material em obras de infraestrutura municipal, tais como, construção de muros de arrimo, fossas sépticas, barramentos, estruturas de escoamento pluvial, ornamentação de praças, parques e jardins, construção de lixeiras e demais destinações de interesse público, socialmente relevantes e ambientalmente adequadas.

De acordo com a justificativa do Poder Executivo, o projeto considera o cumprimento de Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) sobre prevenção à degradação ambiental e de Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Gestão dos Resíduos Sólidos; a deposição dos resíduos em quantidades superiores a capacidade do eco-ponto municipal, por longos períodos, oferecendo situações de risco a saúde pública e a segurança da comunidade. Também destaca a constatação de que a frota de veículos produz uma elevada quantidade de pneumáticos inservíveis, cuja demanda não consegue ser absorvida pelo processo de recolhimento, para reciclagem. Ainda expõe-se a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos assim como, do ganho social e econômico com sua reutilização em obras de infraestrutura.