Câmara entrega diplomas de “Mulher Cidadã 2025” em sessão solene

O Poder Legislativo Municipal realizou sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher na noite do dia 6 de março de 2025. Na solenidade, cinco mulheres receberam como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados às causas sociais o título de “Mulher Cidadã”. 

Prestigiaram a homenagem familiares, amigos, autoridades civis e militares, ainda diversas representantes femininas das forças armadas. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Juca Gonçalves; prefeito, Carlos Delgado e primeira-dama, Karen Medeiros Delgado, e vereadores Anderson Menezes, Egídio Carvalho, Lilian Cuty, Luis Fernando Braite, Manoela Couto, Mano Gás e Márcia Fumagalli.

' 

Alaíde Blanco da Silveira, no ato representada por Paulo Blanco Claus, foi homenageada por proposição do vereador Egídio. A professora foi uma das fundadoras da Escola Rui Barbosa e completou 100 anos de idade, sendo destaque na educação e formação de centenas de uruguaianenses durante sua atividade. 

Andréa Obes do Canto Osório, através de indicação do vereador Luis Fernando, foi reconhecida pela liderança classista, exemplo de força, resiliência e dedicação. O parlamentar frisou que Andréa é um exemplo de como o empoderamento feminino não é apenas uma questão de palavras, mas de ações concretas. 

 Cheila Denise Ottonelli Stopiglia recebeu o título por sugestão da vereadora Manoela. A professora e diretora da UNIPAMPA campus Uruguaiana destaca-se pela gestão focada na melhoria contínua da qualidade acadêmica e na expansão da universidade na região, e pela liderança da comissão de implementação do nosso Hospital Universitário do Pampa em Uruguaiana.


Patricia Batista Silva Oliveira, por proposta da vereadora Márcia Fumagalli, recebeu a honraria pela atuação como pastora. Também pela liderança preocupada especialmente com as mulheres, pela promoção de eventos que trazem conscientização sobre questões importantes como o câncer de mama, e atendimentos sociais.

Verônica Barreiro Pavin recebeu o título de “Mulher Cidadã” por indicação do presidente, vereador Juca. De acordo com o parlamentar, uma mulher empreendedora, de fé, simples, humilde, guerreira, trabalhadora, esforçada, visionária e de um coração gigantesco. Foi reconhecida pela sua influência na comunidade e presidência do grupo “Uruguaiana Viva”, que realiza um trabalho de extrema importância em prol do Hospital Santa Casa de Caridade.