Câmara confere homenagens a tradicionalistas

17 de setembro de 2014

“Eu sou do Sul”, nascida em Uruguaiana na 22ª Califórnia da Canção Nativa e ostentada como tema do Festejos Farroupilhas do 2014 foi a música e o lema em evidência durante a sessão solene da Câmara Municipal em alusão a passagem da Semana Farroupilha. O orgulho do gaúcho pelo Estado e pelas tradições foi celebrado através das homenagens conferidas a personalidades que investem na preservação e no impulso da cultura nativista.

Na ocasião, o Diploma de Honra ao Mérito foi recebido por Paulo Rosa Woutheres, através de proposição do vereador Irani Coelho Fernandes. O título honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi entregue a Ivo Mezadri pelo presidente do Parlamento, vereador Ronnie Mello, e pelo prefeito, Luiz Augusto Schneider, por indicação do vereador Carlos Eduardo Alves.

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha homenageou neste ano Fernando Faria Côrrea; delegou o Troféu Destaque Mulher Gaúcha a Ana Maria Corrêa Colpo, e prestou Homenagem Póstuma a Neri Ferreira Pinto, representado por Ieda Amaral Pinto.

Estiveram presentes amigos e familiares dos tradicionalistas laureados, prendas e peões da 4ª Região Tradicionalista, os vereadores Egídio Carvalho e Marcelo Lemos, autoridades militares e da Argentina, também o ex senador, José Fogaça.

O vereador Irani, no pronunciamento em nome da Câmara Municipal, exemplificou os diferentes aspectos da formação da sociedade gaúcha e da cultura nativista, como as diversas etnias existentes no estado e os festejos farroupilhas, que compõe com outros fatores a personalidade do povo gaúcho.

“Esse regionalismo exacerbado que costuma criar problemas de imagem, sempre acusados de se sentirem superiores ao resto do país. Não é verdade, mas poderia ser”, frisou o vereador ao citar o RS como Estado entre os melhores índices de desenvolvimento humano de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), dos menores índices de analfabetismo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da população mais longeva, segundo a Organização Mundial da Saúde, e por fim, com as mulheres mais bonitas do país, segundo a Agência Ford Models.

“O Rio Grande do Sul é como aquele filho que sai muito diferente do resto da família. A gente gosta, mas estranha”, citando Arnaldo Jabor, o vereador que refletiu sobre as maneiras particulares de expressão da diversidade do RS. “Na campanha, nas fronteiras, no litoral, nas missões, na serra, na colônia, mas todas com orgulho de dizer: Eu sou do Sul”, concluiu.