Câmara celebra 90 anos de Colmar Duarte

Sessão Especial foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana em comemoração aos 90 anos de Colmar Pereira Duarte. No dia 19 de maio de 2022, por proposição do vereador Celso Duarte, o evento reuniu autoridades, amigos, familiares e admiradores em homenagem ao poeta, escritor e criador da Califórnia da Canção Nativa.

A mesa de trabalho foi presidida pelo vereador Paulo Kleinubing; acompanhado do vice-prefeito, Fernando Tarragó; Secretário Municipal de Cultura, Ântonio Brasil Carus; Deputado Estadual, Airton Lima; e vereadores Adenildo Padovan; Egídio Carvalho; Cristiano Bonapace; José Carlos Barbosa Zaccaro; Clemente Corrêa; Marcelo Lemos; Márcia Fumagalli e Zulma Ancinello.

Uruguaiana sem Colmar Duarte certamente seria uma cidade diferente, menos romântica, com menor autoestima e menos reconhecimento no estado e no pais. Ao criar a Califórnia há mais de meio século, nosso homenageado revolucionou a cultura brasileira e abriu as portas da sociedade para o orgulho de ser gaúcho. Não é exagero afirmar que Colmar é uma das principais personalidades da história de Uruguaiana”, registrou Celso sobre a trajetória e importância do homenageado.

Durante a solenidade, a poesia “Pantomima” foi declamada por Pedro Júnior da Fontoura e a música “Reflexão”, vencedora da 1ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, foi cantada por Victor Hugo.