Câmara avança na digitalização dos documentos legislativos

         A Câmara Municipal de Uruguaiana segue avançando em seu processo de modernização e digitalização dos registros documentais. A partir dos próximos meses, os documentos legislativos passarão a ser protocolados exclusivamente de forma digital, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

        Esta iniciativa busca tornar os processos mais ágeis, sustentáveis e acessíveis para vereadores, servidores e toda a comunidade. A mudança ocorre em continuidade ao processo de modernização administrativa da Casa, que no ano passado já havia implementado a digitalização dos documentos administrativos por meio da plataforma 1Doc. Agora, a medida será expandida para os documentos legislativos, reduzindo significativamente o uso de papel e promovendo maior eficiência nos registros.

       “Assim a Câmara Municipal de Uruguaiana reforça seu compromisso com a modernização dos processos administrativos e legislativos, garantindo mais eficiência, sustentabilidade, transparência e acessibilidade para todos”, registra o presidente, vereador Juca Gonçalves.

        A implementação ocorrerá em duas fases.

           Fase de Adaptação (30 a 60 dias): quando os documentos físicos continuarão recebendo registros tanto na máquina protocolizadora quanto no SAPL, enquanto os documentos digitais serão registrados exclusivamente pelo SAPL.

        Nesse período a Escola do Legislativo, com apoio do Departamento de Informática, promoverá capacitações sobre o uso de assinaturas digitais via Gov.br.

         Implantação Definitiva: Todos os documentos passarão a ser registrados exclusivamente pelos sistemas 1Doc e SAPL, com a desativação total da máquina protocolizadora.