Câmara atenta para atividades de conscientização sobre Lúpus

No início de maio celebra-se em Uruguaiana a “Semana Municipal de atenção à pessoa com Lúpus”. Neste ano será realizada de 6 e 12 de maio. A ação está prevista na Lei Municipal nº 4.623/16, de autoria do vereador Irani Fernandes e ex-vereador Gilberto Risso, que prevê o desenvolvimento de campanha de acompanhamento e valorização para as pessoas com Lúpus.

Nesse sentido, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Irani, está solicitando através de requerimento ao Poder Executivo que realize as ações contidas na Lei. Essa delega à Secretaria Municipal de Saúde a coordenação das atividades.

No próximo dia 10 de maio, já está programado evento com palestras sobre o assunto no Teatro Municipal, às 19h. Os temas serão “Lúpus na Gravidez”, com o médico Silas Mello e “Lúpus X Reumatologia”, com médico Jorge Ribeiro.

O Legislativo está requerendo à Prefeitura apoio na divulgação, confecção de folders e banners explicativos sobre Lúpus, campanhas de conscientização, convites às escolas e aos profissionais da área de saúde do município para participarem do evento com expedição de certificado aos participantes.

É fundamental manter a comunidade informada sobre a doença para que possa haver a conscientização, o diagnóstico e a busca de mecanismos que possam vir a disponibilizar a cura da mesma”, considera Irani.

Sobre lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais. A doença é enfrentada principalmente por mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino).

Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer.

Sintomas do Lúpus

Os sinais mais comuns são cansaço, desânimo, febre, perda de apetite, queda de cabelo e inflamação nas articulações. As lesões de pele mais características são manchas avermelhadas no rosto, conhecidas como “lesões em asa de borboleta”.

Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas como problemas de visão, dor abdominal e dificuldade para respirar por manifestações em outros órgãos como rins, pulmão, coração e cérebro.