Câmara aprova utilidade pública da Associação Beneficente Amigos do João Paulo II

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação Beneficente Amigos do João Paulo II.

           A matéria de autoria do vereador Celso Duarte (Progressistas) foi votada dia 30 de outubro de 2025.

       A associação está localizada no Loteamento João Paulo II e desenvolve há anos ações voltadas à inclusão social, educação, cidadania e promoção da cultura da paz, com oo projeto “Conscientizar para Fortalecer”.

         O projeto nasceu da percepção de que a escola, a família e a comunidade devem caminhar juntas, e desde então vem consolidando um trabalho exemplar que extrapola os muros escolares e alcança diretamente crianças, adolescentes, pais e avós, fortalecendo vínculos e promovendo o pertencimento social. Atualmente, o Projeto atende 40 crianças e adolescentes, além de 20 famílias, totalizando aproximadamente 78 pessoas beneficiadas de forma contínua. As atividades incluem reforço escolar, alfabetização, recreação, oficinas pedagógicas, artísticas e culturais, incentivo à leitura, educação ambiental, prevenção ao bullying e mediação de conflitos. Além disso, desenvolvem oficinas de tricô, fuxico, recicláveis e artesanato, estimulando a criatividade e a convivência intergeracional entre crianças e mães voluntárias.

         Em diversas ocasiões, o Projeto promoveu campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, roupas, cobertores, marmitas, materiais de higiene e limpeza, brinquedos e cestas de Páscoa, alcançando famílias em situação de vulnerabilidade. Durante a pandemia da COVID-19, mesmo com as limitações sanitárias, o grupo manteve suas ações, adaptando-se com a realização de brechós virtuais, entrega de refeições e doações de materiais escolares. Através de sua página no Facebook, o Projeto também dá transparência às suas ações, mostrando à sociedade as atividades e campanhas desenvolvidas, fortalecendo a confiança da comunidade. Diante de seu alcance, relevância social e impacto positivo no bairro João Paulo II e em toda a cidade, é inegável o reconhecimento da utilidade pública da Associação Beneficente Amigos do João Paulo II, medida que permitirá ampliar parcerias, firmar convênios e fortalecer ainda mais suas ações de cidadania, solidariedade e inclusão social.

      O proponente destaca a relevância do caráter social e solidário da iniciativa. “ O título de utilidade pública representa um ato de justiça e reconhecimento ao trabalho da associação, que transforma vidas e fortalece valores fundamentais de cidadania e dignidade na comunidade de Uruguaiana”, justifica Celso.

   O título é concedido a sociedades civis, associações e fundações com finalidade filantrópica e comprovada prestação de serviços à coletividade, conforme estabelecido pela Lei  2.019, de 11 de julho de 1989.