Câmara aprova PL sobre triagem precoce de TEA

A aplicação nas unidades básicas de saúde do questionário “Escala M-CHAT” para triagem precoce do diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi aprovada na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 6 de julho de 2023.

O projeto de lei de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) busca a promoção e a proteção da saúde das crianças

Trata-se da obrigatoriedade da utilização do questionário que consiste em 24 perguntas, do tipo sim/não, para identificar possíveis sinais de autismo em crianças que têm entre 16 e 30 meses de idade. São questões que abrangem comportamentos típicos e atípicos, os relacionando ao autismo, como interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

O questionário pode ser aplicado tanto pela família quanto por profissionais da saúde, a fim de identificar risco de autismo na criança. De acordo com a matéria,

O exame deverá estar na rotina de unidades de saúde e será feito por meio de aplicação do questionário M-CHAT junto aos pais de crianças na faixa etária de 18 a 24 meses.

“O diagnóstico precoce é fundamental para que haja acompanhamento adequado. Embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos dois anos, não há exame clínico para diagnosticá-lo, mas a Escala M-CHAT é considerada uma das ferramentas mais utilizadas para detectar o autismo em bebês e validada cientificamente”, afirma Zaccaro.