Câmara aprova mais profissionais para enfrentamento ao COVID-19

Projeto de Lei que trata de contratações de profissionais da saúde para atuarem nas ações conjuntas de prevenção, controle e combate ao COVID-19 foi aprovado dia 11 de março de 2021.

A matéria do Poder Executivo autoriza contratação de 15 médicos, 20 enfermeiros e 40 técnicos de enfermagem, através de Processo Seletivo Simplificado pelo prazo de até seis meses, prorrogáveis por iguais períodos.

A medida dá-se pela efetiva necessidade de funcionamento, através de escala de atendimento no Ambulatório de Assistência à COVID-19, previstas para atender, ininterruptamente, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e, em horários alternativos, a serem definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, aos sábados, domingos e feriados, diante da situação imposta pelo agravamento da pandemia. O Poder Executivo salienta que a escala que inclui os finais de semana e feriados somente será possível com a totalidade dos profissionais, para os quais se está buscando a autorização às contratações.

Registra-se ainda que o atual Centro de Triagem dará lugar ao Ambulatório de Assistência à COVID-19, onde o município pretende, não apenas ampliar os atendimentos, mas, acima de tudo, adotar novos procedimentos no combate à pandemia, visando à proteção da vida das pessoas de modo geral.

Em relação a Lei nº 5.126/20 que estabelecia as referentes contratações, aumenta-se o vencimento dos profissionais e no quadro de pessoal serão mais cinco médicos e seis enfermeiros.