Câmara aprova instituição de “Bolsa auxílio a médicos residentes”

O Projeto de lei que institui o Programa Municipal de Bolsa Auxílio a Médicos Residentes foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana na reunião do dia 16 de agosto de 2022.

             A proposta do Poder Executivo é direcionada aos profissionais da saúde que buscam aperfeiçoamento em áreas carentes de especialistas no município.

         A matéria autoriza concessão de auxílio financeiro a estudantes que realizarem residência em áreas carentes de especialistas no município, condicionada ao posterior exercício da atividade em Uruguaiana. O valor concedido aos médicos residentes habilitados no programa será de R$ 4.000,00, com vistas a obterem melhores condições para o aprimoramento profissional.

         Os vereadores reconheceram a importância da iniciativa para atender a demanda dos serviços de saúde; vislumbrar a realidade de carência de diversas especialistas médicos; atrair mais profissionais qualificados; e preencher vagas para atendimento básico, e de média e alta complexidade. O vereador Carlos Delgado, relator do parecer favorável pela Comissão de Constituição Justiça e Redação, considerou ser este um dos mais importantes projetos aprovados na Legislatura pelo que representa para a saúde da população.

              O relator pela Comissão de Serviços Municipais e Saúde, vereador Clemente Correa, registrou o acompanhamento da Comissão na área, destacando a suspensão da internação clínica pediátrica do Hospital justamente por falta de médicos especialistas este ano; e a atenção às ações de combate a pandemia. Ainda recomendou ao Poder Executivo que leve em consideração a carência de médicos nas localidades do interior do município.