Câmara aprova cultura tradicionalista no currículo escolar

Projeto de lei que inclui a cultura tradicionalista no currículo das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino foi aprovado nesta terça-feira, dia 21 de setembro de 2021, pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A matéria de origem executiva foi indicada pelo vereador José Carlos Zaccaro.

“Hoje somos mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul que aderiram a esse projeto, mais de 80 vereadores de diversos partidos, porque nossa bandeira maior é a do Rio Grande, a bandeira da tradição. O tradicionalismo faz parte da cultura e será de bem-estar para todas as crianças”, afirmou Zaccaro ao agradecer também todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto.

O programa inclui a cultura e costumes do estado aos conteúdos do Ensino Fundamental. Entre as finalidades do PL está oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura, artes, folclore, esporte e sociologia objetivando a consolidação desses conhecimentos na educação; e fomentar o estudo, a pesquisa e práticas voltadas as atividades de danças, culinárias, indumentárias, mostras culturais, canto, poesia e de campo.

Para execução do Programa o Poder Público poderá celebrar parcerias com órgãos públicos federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil organizada. Na ocasião, a subcoordenadora da 4ª Região Tradicionalista do MTG, Sonia Trivisiol, manifestou-se sobre a importância da proposta. “Eu tenho certeza que esse projeto só vai enriquecer cada vez mais o trabalho que já vem em desenvolvimento. Com a 10º Coordenadoria Regional de Educação as escolas se envolveram com trabalhos maravilhosos e emocionantes de redação, desenho, filme, histórias em quadrinhos, poesias e fotografias”, registrou.

Também participaram da reunião, realizando uma apresentação artística, Lorenço de Carvalho e Vaine Vieira.