Câmara apoia defesa de policiais, bombeiros e IPE

Requerimento comunicando a criação de Frente Parlamentar de Vereadores Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul e solicitando apoio do Poder Legislativo de Uruguaiana foi aprovado na reunião do dia 9 de maio de 2023.

O vereador Clemente Correa (PDT), apresentou a demanda do órgão constituído para a defesa dos direitos dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul e defesa do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Saúde).

Na oportunidade, Clemente relatou a participação em reunião dia 3 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, que culminou na instituição de Frente Parlamentar. Essa está composta, além de Uruguaiana, de Porto Alegre, Passo Fundo, Lavras do Sul, Gentil, Dom Pedrito, Barão, Tramandaí, Rio Grande, Rio Pardo, Tucunduva, Dois Irmãos, Panambi, Santiago, São Borja, Carazinho, Osório, Gravataí, Imbé, Torres, Cachoeira do Sul, Nova Santa Rita, Santa Rosa, São Jerônimo, São José do Norte e Pirapó.

A Frente Parlamentar é contrária à proposta do Governo em aumentar o valor da contribuição dos servidores públicos estaduais ao IPE Saúde, fato que acarretará necessariamente a redução de salários e impactará ainda mais a vida dos militares estaduais e de suas famílias, segundo Clemente. “São necessários fortalecimento, mobilização e luta na defesa dos interesses dos militares estaduais e que foram (e são) alvos de ataques constantes do Governo do Estado”.