Legislativo antecipa valores para aplicação em clínica renal

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu de pacientes renais a informação que diversas máquinas da hemodiálise estariam estragadas, prejudicando o atendimento.

O presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei Gonçalves), e presidente da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, vereador Clemente Correa, buscaram as informações da situação e articularam com os demais vereadores e o Poder Executivo a alternativa para solucionar o problema e acordado o apoio do Legislativo para custeio da manutenção das máquinas.

Em análise técnica e em acordo com o Prefeito, foi definido o adiantamento de devolução parcial de sobras financeiras de 150 mil reais, referentes às economias do Legislativo da gestão 2023. Tento em vista a preocupação com o cenário, foi dada celeridade no procedimento para que seja colocada em condições de normalidade os equipamentos e, assim, dobrando a capacidade de atendimento e trazendo tranquilidade aos 54 usuários do serviço.

O serviço da Clínica Renal é municipal, havendo contrato de prestação de serviços de hospital junto ao município, contudo o contrato não prevê a substituição de máquinas. Atualmente eram 12 máquinas do serviço de hemodiálise paradas por falta de peças, necessitando de manutenção urgente.

O valor do Legislativo foi depositado em conta do Poder Executivo no dia 26 de outubro e a empresa prestadora do serviço de manutenção deve ser iniciado segunda-feira.