Câmara acompanha obras no Reservatório de água da rua Dr. Maia

          A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve no reservatório de água da rua Dr. Maia, no dia 11 de fevereiro de 2026, para verificar o andamento das obras de reforma.

       O Poder Legislativo recebeu ofício com o relatório técnico das obras da empresa concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental. Diante. Diante das informações encaminhadas, o presidente do Legislativo, vereador Clemente Corrêa, realizou vistoria in loco para verificar as etapas em execução. No local, foi recebido pela equipe técnica da empresa, que apresentou esclarecimentos sobre os serviços realizados e as fases da obra.

             Na oportunidade, o presidente Clemente Corrêa recordou que, em 2018, uma fissura na estrutura causou prejuízos à comunidade, atingindo apartamentos próximos ao reservatório. Posteriormente, o parlamentar cobrou medidas sobre a reestruturação dos reservatórios, com identificação de outras rachaduras.

            Segundo o vereador, o olhar fiscalizador do Legislativo apontava a necessidade de maior atenção à estrutura, entendimento posteriormente reconhecido pela engenharia.“Seguiremos atentos aos serviços prioritários e de necessidade básica da população, buscando sempre a melhoria na prestação do serviço”, destacou.


          De acordo com as informações apresentadas, o reservatório possui duas unidades com capacidade de 750 mil litros cada reservatório, ou seja, no total são 1500 mil litros. Até o momento já foi realizada a recuperação da argamassa danificada, aplicadas mantas de impermeabilização, recuperação da parte interna e reforço da proteção térmica da estrutura.

           A intervenção contempla medidas corretivas necessárias para garantir a estabilidade, segurança e durabilidade da estrutura. O processo conta com acompanhamento especializado por meio de consultoria técnica, assegurando que as ações estejam alinhadas às melhores práticas de engenharia e às normas vigentes.

          A BRK informou que o planejamento da obra foi estruturado para evitar interrupções no abastecimento de água durante a execução dos serviços. O término está previsto para o final de abril de 2026.

          Relatórios sobre a obra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/16296/documentoacessorio