Brum quer controle criterioso de gastos da Câmara de Vereadores em 2008

O vereador Mauro Brum (PMDB) tomou posse – pela segunda vez em sua trajetória política -, do cargo de presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, na noite de 1º de janeiro, prometendo um controle criterioso dos gastos do Poder Legislativo no ano de 2008. A Câmara Municipal de Uruguaiana terá a disposição neste ano cerca de R$ 7,5 milhões, valor correspondente a 7% do orçamento do município cuja previsão é de R$ 108 milhões, conforme a Lei Orçamentária de 2008.
Na sessão solene, também foram empossados os vereadores que comporão a Mesa Diretora em 2008. O vereador Alfeu Freitas (PTB) assumiu como vice-presidente, e os vereadores Liliane Riela (PTB), Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) assumiram, respectivamente, os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários para o ano de 2008.
Além de controle dos gastos e dos atos do legislativo, Brum promete administrar a Câmara Municipal com democracia e transparência. “Quero um serviço público com presteza e eficiência e sem apontamentos pelo Tribunal de Contas do Estado”, declarou. O pemedebista assume a presidência em um ano eleitoral. No município, grandes embates políticos deverão ocorrer neste ano. “Sabemos que haverá momentos de divergência e de tomada de posição. Ninguém ficará comodamente em cima do muro”, destacou. Mauro Brum frisou ainda que lutará para derrotar um velho tabu político de Uruguaiana. Nunca um presidente da Câmara Municipal conseguiu ser reeleito vereador.
Brum já foi presidente da Câmara de Vereadores, em 2003, e nesta segunda gestão, o vereador pretende levar as sessões do Parlamento do município para os bairros da cidade a partir de março. O ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Barbará (PMDB), despediu fazendo um relato das atividades do Poder Legislativo em 2007. No ano passado, a Câmara Municipal realizou 130 reuniões, entre elas sete sessões solenes, 10 audiências públicas, oito reuniões extraordinárias e uma CPI do Transporte Escolar. As audiências públicas discutiram com a comunidade questões como o projeto da Lei Seca, a alteração no número de noites do Carnaval de Uruguaiana, o déficit de vagas na educação infantil e a precariedade da segurança pública do município. “Este número de reuniões representa que a Câmara Municipal realizou uma audiência a cada dois dias úteis, o que revela a intensa atuação dos vereadores deste município”, afirmou Barbará.

2 de janeiro de 2008