Autorizada contratação temporária de 15 médicos

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que trata da contratação de médicos para compor as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

No dia 30 de agosto de 2022 ficou autorizado o Poder Executivo a contratar temporariamente até 15 profissionais, com carga horária semanal de 40 horas, com vencimento de R$ 14.570,00.

No projeto de lei, o Poder Executivo contextualizou o cenário para manutenção das equipes, informando a dificuldade de imediata de reposição de 25 vagas do antigo Programa Mais Médicos, uma vez que nem as 10 vagas ofertadas inicialmente pelo novo Programa foram preenchidas, tampouco a vaga de médico tutor e a ADAPS já está no 7º edital de convocação.

Dessa forma, impõe-se a contratação de médicos tendo em vista que não há previsão de novo edital de processo seletivo pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS), tampouco previsão de aumento das 10 vagas com as quais o Município foi contemplado pela Lei Federal n.º 13.958/1919. A medida é a forma de evitar que a população fique desassistida por um longo período, visto que hoje das 25 equipes de Saúde da Família, 4 equipes já estão sem médicos de 40h semanais e, daqui a 15 dias, outras 6 equipes estarão sem médicos atuando com essa carga horária nas Unidades de Saúde do Município.

O valor do vencimento foi definido com base no valor ofertado no Processo Seletivo do Programa Médicos pelo Brasil, fixado para áreas urbanas, acrescido do valor referente à ajuda de custo aos médicos participantes do Programa e, a carga horária com base nos critérios para atendimento da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).