Atividades da Polícia Fazendária em destaque na tribuna

Os trabalhos desenvolvidos pelo Batalhão de Polícia Fazendária do Estado do Rio Grande do Sul em Uruguaiana foram relatados no espaço da tribuna livre do dia 12 de setembro de 2023. Por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), o Comandante, Major Estevão Navarro da Rocha, explanou sobre o contexto histórico e as atribuições do órgão de segurança.

De acordo com o que foi apresentado, a principal missão da Polícia Fazendária é oferecer apoio aos auditores e técnicos do Tesouro do Estado. Ela atua no policiamento ostensivo, rodoviário e de trânsito, incluindo barreiras policiais, bem como na segurança das instalações dos postos fiscais. Além disso, enfrenta desafios que envolvem o combate ao tráfico de drogas, contrabando de armas, munições, defensivos agrícolas, roubo e desvio de cargas.

No primeiro semestre, mais de 92 mil pessoas e 70 mil veículos de carga foram abordados, e mais de 2.600 barreiras policiais foram realizadas, resultando em várias apreensões de drogas e cigarros contrabandeados. Em Uruguaiana, foram registradas 155 ocorrências. O Comandante enfatizou o comprometimento da equipe de policiais, afirmando: "Somos os guardiões do solo gaúcho".

Também foram apresentadas algumas demandas, como a necessidade de revisão da legislação sobre o pagamento de diárias aos efetivos e a formalização de termos de convênio para reconhecimento dos esforços realizados pela tropa do Batalhão Fazendário.

Durante a presença da autoridade, os vereadores Marcelo Lemos e Clemente Correa receberam a Comenda do Batalhão Fazendário em reconhecimento ao seu apoio como legisladores, também o Soldado Yuri e a Sargento Doyle pela dedicação às atividades.