Atendimento de necessidade de alunos com deficiência é debatido

Audiência pública reuniu a autoridades e comunidade escolar para tratar das demandas dos alunos com deficiência nas classes regulares. O evento realizado dia 28 de abril de 2022, foi promovido pela Câmara Municipal de Uruguaiana por solicitação das ONGs “Caminho Azul” e “Autistas Sem Fronteiras” ao presidente da Casa, vereador Paulo Kleinubing.

Os trabalhos foram coordenados pela vereadora Zulma Ancinello, com vereadores Celso Duarte, Adenildo (Bispo) Padovan, Cristiano Bonapace, Clemente Correa, Marcai Fumagalli e Marcelo Lemos. Participaram do debate o promotor, André Luis Negrão; Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Machado; Secretário Adjunto de Educação, Max Castelhano; Representando a 10ª CRE, Lidia Rodrigues dos Santos; da ONG Caminho Azul, Gladys dal Prá e da APAE, Claudia Quintana.

Na ocasião, os profissionais demonstraram o cenário de atendimentos realizados; necessidade de contratações; questões de atendimento pedagógico e aprendizagem; adaptação do currículo; determinações de leis; também carências no atendimento da área de saúde; dificuldades da pandemia; e falta de transporte para locomoção.

A representante da ONG “Caminho Azul” agradeceu o atendimento da solicitação para a promoção do debate no Parlamento. Ainda trouxe as dificuldades das famílias, a necessidade de capacitação dos profissionais que realizam os atendimentos nas escolas; as dificuldades enfrentadas pela falta de conhecimento das doenças e reações que acometem, principalmente as crianças autistas.