Aprovados da Polícia Civil expõe de situação na tribuna

            A Comitiva de Aprovados no Concurso de 2017 para Escrivão e Inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul esteve representada na reunião desta quinta-feira, dia 7 de outubro de 2021. Por proposição de vereadora Manoela Rosa Couto (PDT), explanou, Janaína Goulart Constant Guilherme, sobre a situação dos candidatos e do efetivo da PC.

             Durante a manifestação, foi destacada a defasagem de efetivo da Polícia Civil, a possibilidade de chamamento dos excedentes das vagas aprovados no concurso e o cronograma apresentado pelo Governo de Estado que estima o último chamamento em novembro.

             “Nos anos 80, a população do Rio Grande do Sul era de 8 milhões, nós já estamos com 11 milhões, e o deficit da Polícia Civil já atingiu 40%. Nós deveríamos ter 9000 policiais e nós temos apenas 5000. Não adianta comprar mais viaturas, mais armas, se não tem quem às utilize, é investimento feito no local errado, na hora errada”, esclareceu Janaína. Também contextualizou que em 2019 foram 69 solicitações de aposentadoria na Polícia Civil, e em 2020 foram quase 300, enquanto há aproximadamente 800 aprovados no concurso válido até 2023.