Aprovado aumento de 3% para funcionalismo municipal

No dia 10 de novembro de 2011 foi aprovado o projeto de lei, de origem do Poder Executivo, prevendo o pagamento de 3% de aumento aos servidores municipais, excluídos os agentes políticos e contratos temporários com salários fixados em lei específica.

A matéria gerou grande debate desde o início de sua análise, culminando com sua aprovação por maioria absoluta dos vereadores e gerando manifestação de representantes do SIMUR em plenário, que buscavam a rejeição da proposta, por entenderem que não vislumbra o interesse da classe conforme manifesto em assembleia da categoria, além de ser possível que venha a prejudicar pleito judicial que está sendo analisado em Porto Alegre, no Tribunal de Justiça.

O presidente do Simur, Luiz Alberto do Canto, declarou que em outra oportunidade, medida semelhante foi adotada em que o Poder Executivo apresentou proposta de percentual muito aquém do devido, a qual foi usada para justificar o pedido de arquivamento do processo judicial que reivindica o percentual devido de reposição desde o ano de 2005. O SIMUR afirma que alertou para o risco da classe inteira ser prejudicada no momento em que a ação judicial está em fase de julgamento.

Após a aprovação legislativa, a matéria segue para a sanção do Prefeito Municipal.