Apoio para modernização do sistema da oncologia é solicitado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará apoio a projeto para substituição do sistema de planejamento do setor de radioterapia.

Na reunião do dia 13 de junho de 2023, o vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) apresentou a demanda.

O Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana busca a execução de projeto para modernizar os softwares que realizam os cálculos de distribuição de doses emitidas pelos aceleradores lineares nos tratamentos de câncer dos pacientes que fazem radioterapia.

Conforme o projeto, o sistema atual é muito desatualizado tecnologicamente quando comparado aos demais disponíveis e autorizados pela ANVISA e tem apresentando falhas como travamento. A troca traria melhor qualidade e agilidade no tratamento de pacientes, garantindo a segurança nos procedimentos realizados.

O vereador requer envio aos deputados Federal, Pedro Westphalen, e Estadual, Frederico Antunes, de pedido de apoio para providências. O investimento aproximado é de R$ 90.000,00, de acordo com orçamento de 2022.