Agosto será de conscientização sobre esclerose múltipla

A campanha “Agosto Laranja” de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla será oficialmente estabelecida em Uruguaiana.

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria no vereador Carlos Delgado (Progressistas) instituindo a data no dia 19 de outubro de 2023.

O objetivo é dedicar o mês de agosto à elaboração de ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento da Esclerose Múltipla. A doença é autoimune, inflamatória e degenerativa que afeta o cérebro, atingindo geralmente entre pessoas jovens em média entre 20 e 40 anos de idade, predominando entre as mulheres.

O PL trata da inserção do tema na comunidade como um todo; a reflexão sobre inúmeras situações discriminatórias; o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento; e a divulgação do direito à medicação e às demais formas de tratamento, de modo a não limitar a qualidade de vida da pessoa com Esclerose Múltipla em qualquer idade. Também busca estimular o diagnóstico precoce, o que permite o início do tratamento adequado, que pode retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Na oportunidade, o parlamentar agradeceu o grupo “Amigos Múltiplos”, composto por 15 pessoas, que apresentaram a demanda ao gabinete. "É estatisticamente provável que o número de pessoas com esclerose múltipla em Uruguaiana seja maior, no entanto, elas não estão atualmente incluídas no mapeamento, desconhecendo até mesmo o diagnóstico e, consequentemente, não recebendo tratamento adequado. Por isso a importância deste projeto", afirmou Delgado.

Sintomas:

• Fadiga (fraqueza ou cansaço);

• Sensitivas: parestesias (dormências ou formigamentos); nevralgia do trigêmeo (dor ou queimação na face);

• Visuais: neurite óptica (visão borrada, mancha escura no centro da visão de um olho – escotoma – embaçamento ou perda visual), diplopia (visão dupla);

• Motoras: perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular (espasticidade);

• Ataxia: falta de coordenação dos movimentos ou para andar, tonturas e desequilíbrios;

• Esfincterianas: dificuldade de controle da bexiga (retenção ou perda de urina) ou intestino;

• Cognitivas: problemas de memória, de atenção, do processamento de informações (lentificação);

• Mentais: alterações de humor, depressão e ansiedade