Ações de combate a obesidade são propostas em projeto

Na reunião do dia 26 de abril de 2022, foi apresentado projeto de lei que busca instituir Política Municipal de Combate à Obesidade Infantil e a Semana Municipal de Combate à Obesidade Infantil no Município de Uruguaiana.

A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) será analisada pelas Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

O objetivo é implementar ações eficazes para a redução de peso e o combate à obesidade infantil, através do desenvolvimento de programas, de forma intersetorial, que efetivem o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas. A matéria trata de campanha de conscientização de professores, funcionários, alunos e responsáveis sobre a obesidade infantil, suas causas, consequências e prevenção.

O projeto ainda estabelece a criação da Semana Municipal de Combate à Obesidade Infantil, a ser será realizada, anualmente, na semana que coincidir com o dia 11 de outubro (Dia Mundial de Combate à Obesidade).

“Pesquisas observam que, em dez anos, o maior fator de risco de morte no Brasil mudou de desnutrição para alto Índice de Massa Corporal (IMC) ou excesso de peso. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. Entre outros fatores, também está a baixa autoestima e a depressão”, destaca Marcelo.